Os usuários de drogas foram uma das populações alvo da campanha "Igual a Você", lançada no fim de 2009 por cinco agências da ONU, entre elas o UNODC. A campanha tem como conceito básico a igualdade dos direitos entre as pessoas, com destaque para as populações de estudantes, gays, lésbicas, pessoas vivendo com HIV/aids, negros, profissionais do sexo, refugiados, transexuais e travestis, além dos usuários de drogas. A campanha é composta por dez filmes de 30 segundos veiculados em canais de televisão de todo o país.
A campanha surge como uma iniciativa contra as violações de direitos humanos e as desigualdades, especialmente nas áreas da saúde, educação, emprego, segurança e convivência. Trata-se de uma oportunidade de sensibilização da sociedade brasileira para o respeito à diversidade, que caracterizam cada um dos grupos sociais inseridos na campanha, reafirmando a igualdade de direitos.
Fonte: UNODC
Não sei se vocês notaram uma coisa na comparação entre as campanhas: é que a campanha sobre usuários de drogas é a única em que os usuários não são chamados a falar. Sintoma do não reconhecimento, por parte do estado e de organizações como UNODC, de entidades que "representem" o segmentyo "usuários de drogas". Durante algum tempo, as orgnizações de Redução de Danos ocuparam este papel, que hoje está vago. Hoje, basta olhar a lista de links aqui ao lado pra vermos que temos novos atores, e não são poucos. Quem sabe numa nova campanha, teremos usuários de drogas mostrando sua cara, né?
ResponderExcluir